Conecte-se conosco

Minas Gerais

Secretário estadual de saúde de Minas Gerais descarta bactéria de garganta como causa de mortes

Publicado

em

São João del Rei

O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, declarou que não há razão para acreditar que uma bactéria de garganta esteja causando mortes no estado. A afirmação foi feita após a morte de três crianças em São João del Rei, cujas causas estão sob investigação.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) também acompanha os casos e informou que, até o momento, não existem critérios que confirmem um surto ou risco à saúde pública na região de São João del Rei. Quatro crianças estão internadas na cidade e sendo monitoradas por equipes de saúde.

Embora a SES-MG não tenha confirmado um surto, uma nota técnica da Secretaria de Saúde de São João del Rei indicou a presença da bactéria Streptococcus pyogenes em uma das mortes, embora sem confirmação laboratorial. Os resultados para as outras duas mortes ainda estão pendentes.

Além das mortes, uma criança ficou internada por 16 dias com diagnóstico confirmado de contaminação por Streptococcus sp. alfa-hemolítico.

As autoridades de saúde reforçaram a orientação para que pessoas com sintomas como febre e garganta inflamada procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para diagnóstico adequado e tratamento correto.

A suspensão das aulas nas escolas municipais de São João del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes ocorreu como medida preventiva após as mortes e internações, enquanto as investigações continuam e a desinfecção das instituições de ensino e espaços públicos é realizada.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página