Conecte-se conosco

Minas Gerais

Streptococcus pyogenes: investigação após mortes de crianças em São João del-Rei

Publicado

em

Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido informou por meio de nota que deu início à investigação epidemiológica do caso — Foto: Pixabay/Reprodução

A cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, está investigando a possível relação da bactéria Streptococcus pyogenes com a morte de três crianças, todas com idades entre 3 e 11 anos, além de outras quatro crianças que foram internadas com sintomas semelhantes. A bactéria, apesar de presente no organismo de muitas pessoas sem sintomas, pode causar problemas na garganta e na pele quando transmitida.

A transmissão da Streptococcus pyogenes ocorre por contato próximo ou através de gotículas de saliva, como tosses ou espirros. A infecção pode levar à “síndrome do choque tóxico”, uma infecção invasiva grave que apresenta sintomas como febre, erupção cutânea, pressão arterial perigosamente baixa e falência de órgãos.

Os sintomas da infecção incluem febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite, vômito, diarreia, desidratação, alterações comportamentais e sonolência excessiva. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos, mas tem havido um aumento no número de infecções.

As medidas preventivas incluem a higienização e o isolamento do paciente, a não ida à escola quando doente, evitar o compartilhamento de utensílios e manter ambientes bem ventilados. A vacinação em dia também é recomendada como prevenção contra infecções virais que podem abrir caminho para infecções bacterianas.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que não há um surto, mas as aulas na rede municipal foram suspensas como medida de precaução. Médicos locais passarão por treinamento para identificar e tratar casos de contaminação pela Streptococcus pyogenes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página