Conecte-se conosco

Mundo

Arqueólogos descobrem em Israel tecido usado pelo Rei Salomão

Publicado

em

Tecido antigo em Israel – Foto: Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel

Pela primeira vez, foram encontradas evidências raras de tecidos tingidos com púrpura real que datam da época do Rei Davi e do Rei Salomão.

Publicidade

Enquanto examinavam os tecidos coloridos do Vale de Timna – um antigo distrito de produção de cobre no sul de Israel – em um estudo que durou vários anos, os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar restos de tecido, uma borla e fibras de lã tingidas de roxo real.

A datação direta por radiocarbono confirma que os achados datam de aproximadamente 1000 aC, correspondendo às monarquias bíblicas de Davi e Salomão em Jerusalém. Além disso, o corante, produzido a partir de espécies de moluscos encontradas no Mediterrâneo, a mais de 300 km de Timna, é frequentemente mencionado na Bíblia e aparece em vários contextos judaicos e cristãos.

Publicidade

Esta é a primeira vez que tecidos da Idade do Ferro tingidos de púrpura foram encontrados em Israel. A pesquisa foi realizada pelo Dr. Naama Sukenik da Autoridade de Antiguidades de Israel e pelo Prof. Erez Ben-Yosef, do Departamento de Arqueologia e Culturas do Antigo Oriente Próximo Jacob M.

“Esta é uma descoberta muito emocionante e importante”, explica o Dr. Naama Sukenik, curador de achados orgânicos na Autoridade de Antiguidades de Israel. “Esta é a primeira peça de tecido já encontrada da época de Davi e Salomão que é tingida com o prestigioso corante roxo. Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza.

As descobertas inesperadas foram publicadas em 28 de janeiro de 2021 na prestigiosa revista PLOS ONE.

Publicidade

Fragmento do raro tecido roxo de 1.000 a.C, escavado no vale de Timna – Foto: Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel

“O tom lindo do púrpura, o fato de não desbotar e a dificuldade de produção do corante, que se encontra em quantidades diminutas no corpo dos moluscos, tornaram-no o mais valioso dos corantes, que costumam custar mais do que ouro. Até a descoberta atual, tínhamos encontrado apenas resíduos de conchas de moluscos e fragmentos de cerâmica com manchas de corante, o que fornecia evidências da indústria roxa na Idade do Ferro. Agora, pela primeira vez, temos evidências diretas dos próprios tecidos tingidos, preservados por cerca de 3.000 anos”, disse Sukenik.

CITAÇÕES NA BÍBLIA

A coloração roxa é mencionada no Antigo Testamento em Cantares, no capítulo 3 e versículos 9 e 10, que diz: “A liteira do rei Salomão é feita de madeira importada do Líbano. As colunas são de prata, a cobertura é de ouro, as almofadas são de tecido púrpura. Foi enfeitada com carinho pelas mulheres de Jerusalém”.

Além disso, há citação em Cântico dos Cânticos 3: 9-10: “O rei Salomão fez para si a carruagem; ele o fez de madeira do Líbano. Seus postes ele fez de prata, sua base de ouro. Seu assento era estofado com roxo, seu interior incrustado com amor. 

 

Publicidade

Destaques do Mês