Conecte-se conosco

Minas Gerais

UFMG anuncia três novos cursos de graduação: arqueologia, engenharia de materiais e ciência de dados

Publicado

em

Foto: Flávia Cristini/g1

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está expandindo seu catálogo de cursos de graduação, com a adição de três novas opções para os estudantes. Os novos cursos incluem Arqueologia, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich); Engenharia de Materiais, da Escola de Engenharia; e Ciência de Dados, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

O curso de Arqueologia está programado para ser oferecido a partir de 2024, enquanto as datas de início para os cursos de Engenharia de Materiais e Ciência de Dados ainda estão em processo de definição.

A aprovação para a criação desses novos cursos ocorreu em 5 de outubro pelo Conselho Universitário da UFMG e foi oficializada através de resoluções publicadas no Boletim UFMG. Com essas adições, a universidade agora oferece um total de 94 cursos de graduação.

É importante destacar que os cursos de Arqueologia e Engenharia de Materiais apresentam um modelo inovador de estruturas formativas de tronco comum, onde atividades acadêmicas curriculares são compartilhadas entre cursos relacionados. Arqueologia terá tronco comum com Antropologia, enquanto Engenharia de Materiais terá tronco comum com Engenharia Metalúrgica.

A regulamentação da profissão de arqueólogo em 2018 foi um dos fatores que motivou a criação do curso de Arqueologia na Fafich, que anteriormente era oferecido como uma habilitação dentro do curso de Antropologia.

O curso de Engenharia de Materiais expande uma área já representada na UFMG, abrangendo materiais metálicos, cerâmicos, compósitos e outros.

Por fim, o curso de Ciência de Dados, que deve abrir 40 vagas por ano, busca atender à crescente demanda do mercado por profissionais nessa área, que atualmente é suprida principalmente por graduados em Ciência da Computação, Estatística e Engenharia. A criação deste curso foi recomendada pela Sociedade Brasileira de Computação.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página