Conecte-se conosco

Minas Gerais

Pesquisa da UFMG recebe prêmio de meio milhão de euros para estudo da vacina contra crack e cocaína

Publicado

em

Foto: Foca Lisboa/UFMG

A pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que visa desenvolver uma vacina para auxiliar no tratamento de dependência de crack e cocaína, chamada “Calixcoca”, foi premiada com meio milhão de euros pela multinacional farmacêutica Eurofarma.

A pesquisa, que está em andamento desde 2015, passou por fases pré-clínicas bem-sucedidas, demonstrando segurança e eficácia em testes com camundongos e primatas. A vacina, chamada “Calixcoca”, tem o potencial de tratar a dependência dessas drogas e prevenir problemas de saúde em bebês expostos a essas substâncias durante a gravidez.

O próximo passo da pesquisa é iniciar os ensaios clínicos em humanos, embora a data de início ainda não tenha sido definida. Com o prêmio de meio milhão de euros, a equipe da UFMG receberá aproximadamente R$ 2,6 milhões para financiar as próximas fases do estudo. Além desse prêmio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) também fornecerá R$ 10 milhões para dar continuidade à pesquisa.

A vacina funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que se ligam à cocaína no sangue, transformando-a em uma molécula maior que não consegue atravessar a barreira hematoencefálica. Nos testes em animais, a vacina reduziu os efeitos da droga, e os pesquisadores esperam que o mesmo ocorra em humanos, reduzindo a compulsão por crack e cocaína.

Os pesquisadores estão aguardando a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes em humanos. Com os recursos financeiros necessários, eles acreditam que o trabalho pode ser concluído em dois ou três anos, contribuindo para prevenir problemas de saúde pública relacionados ao uso de drogas.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página