Conecte-se conosco

Colunistas

O extraordinário amor de Deus e a vida comum do cristão – Pablo Almeida

Publicado

em

O extraordinário amor de Deus e a vida comum do cristão

Foto: Zac Durant/Unsplash

Nós, cristãos, defendemos a tese de que existe apenas uma vida para ser vivida neste presente mundo, apenas uma oportunidade para exercer aquilo que Deus nos chamou para realizar, em uma vida onde a glória de Deus seja manifesta através de nós. Resumindo: não podemos nos dar o luxo de desperdiçar nenhum momento do qual Deus nos presenteou para que pudéssemos desfrutar.

Quando temos um senso de esgotamento de tempo precioso em nossa mente, tudo fica mais importante e nós temos a capacidade de valorizar todo e qualquer momento como se fosse o último. Um paciente com uma doença terminal em algum hospital tende a valorizar pequenos momentos mais do que um milionário que tem todas as condições de fazer o que quiser e quanto quiser. Se enxergássemos a vida como realmente Deus deseja, com uma cosmovisão cristã, de fato entenderíamos que o tempo é curto, a seara é grande e poucos são os ceifeiros.

A vida é um presente de Deus e, quando vivemos de maneira piedosa, até mesmo nos trabalhos comuns do dia a dia como cuidar de nossos filhos, honrar os compromissos, lavar as vasilhas, chegar no horário, etc., nos achegamos a Ele também em adoração e o glorificamos. Erroneamente é ensinada em alguns locais que nós nos achegamos a presença de Deus somente no momento daquele louvor abençoado, ou no dia em que aquele pastor “cheio da unção” está pregando, ou então quando a irmã da oração traz alguma revelação ao nosso encontro, ou algo semelhante.

A Bíblia nos ensina a viver uma vida cheia presença de Deus em todo momento. Ou seja, contrariando o que muitos de nós aprendemos que: “para se achegar a Deus é preciso esse local, essas pessoas, esse louvor etc..”, aprendemos que a presença de Deus é algo comum em nosso dia a dia, apesar dessa presença nunca ser algo comum em nós, assim como Cristo se fez homem e, se humilhou ao fazer isso, o Espírito Santo vem de encontro a nossa vida comum, habitando em nós e, estabelecendo sua morada em nossas vidas e assim fazendo parte também do nosso cotidiano.

Tish Harrison Warren argumenta que “Sem desespero. É preciso coragem para crer que uma vida pequena ainda é uma vida significativa, e é preciso graça para saber que o Senhor me vê e me ama mesmo que eu não tenha feito nada poderosos ou ousado ou até mesmo interessante, e isto me basta”.

A presença de Deus em seu cotidiano tem sido o bastante para você?

Quantas vezes o sol se levanta e se põe e por ser algo comum à nossa vida, muito não admiram mais a beleza de um dia que se inicia ou um fim de tarde que o sol leva consigo os pássaros para descansar? Muitos perderam a capacidade de enxergar a graça de Deus na vida comum, em cuidar de sua família, em exercer o trabalho com dignidade e honestidade, em ajudar uma senhora idosa com dificuldades a atravessar a rua, em ver um sorriso de uma criança. Isso tudo é a graça de Deus agindo em um mundo caído. A ação da graça de Deus não se limita às quatro paredes da igreja, então, por que a adoração de seus filhos se limitaria somente há algum dia em específico ou em algum momento solene?

A Bíblia é clara ao dizer que – Deus nos criou para a sua glória. Assim diz o Senhor: “Trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, e todos os que são chamados pelo meu nome, que eu criei para minha glória” (Is 43.6-7). A vida é desperdiçada quando não vivemos para a glória de Deus. E eu quero dizer toda a vida.

É de fato, é extraordinário o momento da conversão de um pecador para ser chamado de filho de Deus. Eu me lembro no dia em que fui chamado por Deus para fazer parte de sua família. Eu não entendia nada sobre evangelho, ou sobre Bíblia ou sobre doutrinas espirituais. Era como um recém-nascido que precisava de cuidados intensos e constantes para que não morresse por falta de alimento ou engasgado com doutrinas mentirosas.

O momento extraordinário ao qual Deus me chamou, ficou marcado em minha mente e em meu coração, mas no dia seguinte eu ainda tive de me levantar, comer alguma coisa que sustentasse meu corpo, sair para trabalhar dás 8 às 18h em uma empresa, enfrentar o trânsito, voltar para casa, me relacionar com outras pessoas (até mesmo pessoas que eu não gostava), e descansar para iniciar a mesma rotina novamente. O extraordinário acontecimento de Deus em minha vida mudou a minha história, mas não mudou meu endereço de imediatamente para o reino dos céus. Deus me limpou de uma vida de pecados, mas não me tirou de um mundo onde o pecado é abundante. O chamado de Deus para os salvos é simples: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. (Colossenses 3.17).

E também: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. (Colossenses 3.23).

Ser feliz não é mais a missão de vida do cristão salvo. Glorificar a Deus é. Glorificar a Deus em seu cotidiano, em seu trabalho, da maneira em que olhamos para nossos irmãos e irmãs, isso é o reino de Deus aqui na terra: “venha o teu reino”. (Mt.6-10).

O amor de Deus é extraordinário. E ele é o que nos sustenta em nossos desafios cotidianos. Eu te convido a conhecer esse amor e a se entregar a Ele por completo nesse dia. Que sua vida seja vivida para a glória de Deus e que os propósitos dEle se cumpram em você.

“Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: É meu!” Abraham Kuyper.

Acompanhe Pablo Almeida pelas redes sociais; siga-o no Instagram: @PabloGAlmeida.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página