Conecte-se conosco

Minas Gerais

Teste de detecção rápida de Streptococcus adquirido para São João del-Rei

Publicado

em

Para o teste é utilizado um swab (cotonete) que colega uma pequena amostra da secreção da garganta — Foto: PIXABAY/DIVULGAÇÃO

São João del-Rei, uma cidade na região do Campo das Vertentes, se prepara para receber uma remessa de testes rápidos que podem detectar a presença da bactéria Streptococcus. Essa medida ocorre após a morte de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, em um intervalo de 30 dias, levantando preocupações na comunidade.

Os testes rápidos são considerados uma maneira mais rápida de detectar a bactéria, com resultados disponíveis em cerca de 15 minutos. A cidade já oferece um exame padrão chamado Swab Orofaríngeo, mas esse método demora mais para fornecer resultados devido à necessidade de análises mais aprofundadas.

No entanto, a prefeitura de São João del-Rei ainda não divulgou quando esses testes rápidos estarão disponíveis para a população. Até lá, a cidade mantém suas escolas municipais com as aulas suspensas por 11 dias para realizar uma desinfecção completa das instalações.

Especialistas em saúde, como o infectologista Carlos Starling, enfatizam a importância do diagnóstico precoce para a Streptococcus, já que certas cepas dessa bactéria podem ser particularmente agressivas. No entanto, com tratamento rápido com antibióticos, o risco de morte pode ser reduzido.

A cidade de São João del-Rei está em alerta devido à possível disseminação da bactéria e está conduzindo estudos epidemiológicos para entender melhor o quadro geral. Enquanto isso, medidas de higiene, como lavar as mãos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais, são recomendadas para prevenir a transmissão da bactéria, que ocorre por meio de gotículas de saliva de uma pessoa infectada.

A síndrome do choque tóxico, uma condição grave e invasiva, pode ser causada pela Streptococcus e apresenta sintomas como febre alta, erupção cutânea e pressão arterial perigosamente baixa. O tratamento envolve o uso de antibióticos.

Destaques do Mês