Conecte-se conosco

Minas Gerais

Belo Horizonte foi atingida por quase 700 raios no fim de semana

Publicado

em

O último final de semana na capital mineira foi marcado por uma intensa atividade elétrica, com quase 700 raios registrados entre os dias 13 e 14 de janeiro, de acordo com informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).

Segundo os dados do Elat/Inpe, a cidade experimentou uma média de aproximadamente um raio a cada quatro minutos durante esse período, destacando-se uma concentração mais expressiva entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14).

A análise detalhada revela que somente no sábado, Belo Horizonte foi atingida por 598 raios, enquanto no domingo, o número diminuiu para 84. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou um pico de 350 raios entre 22h30 de sábado e 00h15 de domingo, resultando em uma média de cerca de três raios por minuto nesse intervalo.

Moradores do bairro Fernão Dias, na Região Nordeste da cidade, documentaram o impacto da tempestade, capturando o momento em que um raio atingiu próximo à estação de metrô Minas Shopping durante o temporal de sábado.

A Cemig compartilhou orientações para os moradores durante tempestades de raios, enfatizando a importância de evitar o uso de aparelhos elétricos como celulares, secadores de cabelo e ferros elétricos, além de desencorajar o uso de chuveiros ou torneiras elétricas. Recomenda-se ainda evitar consertos em instalações elétricas e, sempre que possível, permanecer dentro de casa ou em locais abrigados durante a tempestade.

Fora de casa, a população é orientada a evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e tubos metálicos, assim como ficar distante de linhas telefônicas ou elétricas. Locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e áreas elevadas também devem ser evitados durante tempestades elétricas.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página