Conecte-se conosco

Minas Gerais

Cerca de 250 famílias serão removidas de casa para ampliação do metrô de BH: ‘Preocupação muito grande’

Publicado

em

As futuras expansões do metrô de Belo Horizonte estão gerando apreensão entre cerca de 250 famílias que serão deslocadas de suas casas. A empresa Metrô BH, responsável pelo projeto desde março deste ano, afirma que as edificações a serem desocupadas foram erguidas de forma irregular na faixa de domínio, próxima ao trajeto planejado para a nova linha 2 e à via de trem de carga.

A maioria dessas residências está situada nos bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia e Vista Alegre, todos na Região Oeste da cidade, além do Barreiro, localizado em sua homônima região. Essa notícia trouxe inquietação para as famílias afetadas, que agora se preocupam com o futuro e para onde serão realocadas.

De acordo com a Metrô BH, a fase inicial do processo de desocupação já está em andamento, com equipes da concessionária visitando as comunidades e entrevistando as famílias envolvidas. As próximas etapas incluirão o cadastramento socioeconômico e a avaliação e negociação dos imóveis, os quais servirão como base para determinar as indenizações.

A empresa tem a expectativa de concluir essas fases até dezembro deste ano, visando finalizar a desocupação até o primeiro semestre de 2024, quando está previsto o início das obras para a implantação da linha 2. A intenção é começar as intervenções após o período chuvoso, a partir de maio.

Atualmente, o metrô de Belo Horizonte possui apenas uma linha com 19 estações, abrangendo cerca de 28 quilômetros de extensão. O contrato de concessão prevê a expansão da linha atual em aproximadamente 2,45 km, com a criação de uma nova estação chamada Novo Eldorado.

O cronograma de entrega das obras estabelece:

Até 2025: reforma de 10 estações da linha 1 (Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho).
Até 2026: implantação da nova estação da linha 1 (Novo Eldorado) e revitalização de outras 9 estações (Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar).
Até 2027: conclusão das sete novas estações da linha 2.
2029: entrega da operação da linha 2.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página