Conecte-se conosco

Minas Gerais

Golpe do IPVA: Governo de Minas alerta para cuidados e falso pagamento

Publicado

em

Com o início da escala de vencimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2024 em Minas Gerais nesta segunda-feira (15), o governo do Estado emitiu um alerta importante sobre golpes e falsos pagamentos relacionados ao tributo, especialmente direcionado aos motoristas que procuram informações sobre o pagamento do imposto.

O Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), divulgou uma cartilha com os sites oficiais para o pagamento do IPVA e ressaltou a importância de ter cuidado com buscas no Google e no meio virtual.

Segundo o órgão, em caso de ser vítima de algum golpe relacionado ao IPVA, as vítimas devem procurar o MPMG ou a delegacia de polícia mais próxima. Para emitir as guias de pagamento do IPVA 2024, os contribuintes devem acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais no link fornecido na postagem de alerta.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA-MG) informou que a consulta do valor do imposto pode ser feita através do número do Renavam do veículo, no site da SEF ou no LigMinas, pelo telefone 155, válido para todo o estado.

O calendário de pagamento foi oficialmente lançado em 5 de dezembro, e os donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem quitar a primeira parcela ou cota única nesta segunda-feira (15). A escala de pagamento prossegue de forma sucessiva ao longo da semana, com placas 3 e 4 na terça (16), 5 e 6 na quarta (17), 7 e 8 na quinta (18) e 9 e 0 na sexta (19). Todos esses pagamentos referem-se à primeira parcela ou cota única.

As datas para os pagamentos da segunda e terceira parcelas foram definidas entre os dias 19 a 23 de fevereiro e 18 a 22 de março, respectivamente. O governo reforça que o pagamento deve ser realizado apenas pelo site oficial da Secretaria de Fazenda ou de forma presencial em agências bancárias credenciadas.

Veja a escala de vencimentos:

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página