Conecte-se conosco

Minas Gerais

Polícia encontra fontes radioativas de césio-137 furtadas de mineradora no interior de Minas

Publicado

em

Fontes radioativas de césio-137 furtadas de mineradora no interior de MG são encontradas, diz Polícia Civil – Foto: Polícia Civil

Equipamentos contendo duas cápsulas de Césio-137, previamente furtados da área da mineradora AMG Brasil, localizada no município de Nazareno, Região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, foram encontrados em uma revenda de sucata no estado de São Paulo.

A informação foi divulgada pela própria mineradora por meio de um comunicado oficial nesta segunda-feira (10/07).

Segundo a mineradora, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou sobre a localização dos dois equipamentos com as cápsulas de Césio-137, que são medidores de densidade de polpa, em um estabelecimento comercial que atua na revenda de sucata em São Paulo.

A partir de agora, a mineradora tomará as medidas necessárias para o manuseio seguro desses equipamentos radioativos, seguindo as orientações e diretrizes estabelecidas pela CNEN. A empresa informou que já comunicou o ocorrido à Polícia Civil de Nazareno (MG), que deve dar continuidade às investigações relacionadas ao furto e à recuperação dos equipamentos.

O Césio-137 é um material radioativo perigoso e pode representar riscos à saúde humana e ao meio ambiente se não for manuseado corretamente. Por isso, é de extrema importância que as autoridades e especialistas atuem com cautela para garantir a segurança de todos os envolvidos e a proteção da população.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página