Conecte-se conosco

Minas Gerais

7 lugares para descansar em Belo Horizonte

É de BH e precisa desesperadamente tirar um tempo de descanso? Confira dicas pela cidade!

Publicado

em

Vista da Serra do Curral em Belo Horizonte

Junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, Belo Horizonte é uma das maiores metrópoles do país, o que faz jus à fama de agitação da capital mineira. No entanto, no meio de tanta correria, é preciso encontrar tempo e espaço para relaxar. A nossa saúde física e mental necessitam de momentos de descompressão para uma qualidade de vida melhor.

Mas muito se engana quem acha que só vale relaxar em casa. Às vezes, dar um passeio tranquilo é tudo o que precisamos depois de uma longa e estressante semana de trabalho. Apesar de toda a parte urbana, BH tem ótimas opções para descansar. Nesse quesito, é importante encontrar locais que sejam frescos e com muita sombra, já que a cidade é conhecida por ter um tempo bem quente e seco. Os moradores bem sabem que é normal que os termômetros atinjam os 30º C.

Confira a seguir 7 lugares em Belo Horizonte que são perfeitos para fazer programas para te ajudar a descansar e recarregar as baterias.

Foto: PBH

1 – PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA
Inaugurado em 2004, o Parque Ecológico da Pampulha tem 30 hectares de áreas verdes e um lago. É ideal para caminhadas, passeios de bicicleta, slackline, soltar pipa, praticar esportes variados ou simplesmente relaxar. O bosque, uma das áreas mais populares, é ótimo para fazer piqueniques sob a sombra das inúmeras árvores do local.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 ou 7111 (portaria I e II) – Pampulha
Funcionamento: terça a domingo e feriados, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h)

Foto: Tripadvisor

2 – PARQUE DAS MANGABEIRAS
Velho conhecido de todo belo-horizontino, o Parque das Mangabeiras não poderia ficar de fora. Gigante, tem uma área de 2,4 milhões de metros quadrados e 59 nascentes do Córrego da Serra, que faz parte da Bacia do Rio São Francisco. As quadras de esportes (poliesportivas, tênis e peteca), pista de skate e brinquedos para a criançada fazem o maior sucesso. Quem precisa descansar vai se sentir renovado dentre as diversas espécies de árvores, plantas e flores, respirando o ar puro que só a Mata Atlântica pode proporcionar.

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras (portaria sul) / Rua Caraça, 900 – Serra (portaria Caraça) / Praça Cidade do Porto, 100 – Serra (portaria norte)
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h30)

Foto: Vander Brás

3 – PARQUE DA SERRA DO CURRAL
Construído para proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Parque da Serra do Curral é muito famoso pelos mirantes que proporcionam belíssimas vistas de Belo Horizonte. São dez mirantes distribuídos em 400 mil metros quadrados, cada pedacinho coberto por várias espécies de plantas e habitados por cerca de 125 espécies de aves. Imperdível para quem ama a natureza!

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h)

Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

4 – PARQUE MUNICIPAL JACQUES COUSTEAU
No oeste de BH, o espaço onde hoje é o Parque Municipal Jacques Cousteau já foi um depósito de lixo e um horto para produção de árvores e plantas ornamentais. Em 1999, foi finalmente transformado no parque que é tão amado pelos mineiros. Cerca de 80% da área total é coberta por vegetação, com destaque especial para as árvores, incluindo espécies frutíferas (bananeiras, jabuticabeiras e mangueiras). Os visitantes podem caminhar nas trilhas, descansar e fazer piqueniques na grama, jogar bola e se exercitar na academia a céu aberto.

Endereço: Rua Augusto José dos Santos, 366 – Betânia
Funcionamento: segunda a domingo, das 7h às 18h

Foto: Gabriel Castro

5 – MUSEU MINEIRO
Você pode não tirar um cochilo dentro de um museu, mas passeios culturais são muito relaxantes. O Museu Mineiro, talvez o mais famoso de Belo Horizonte, está instalado em um casarão tradicional do final do século XIX. O acervo é composto por registros históricos do estado de Minas Gerais, dezenas coleções que destrincham a cultura mineira, peças de arte sacra, esculturas, pinturas, etc. No total, são mais de 3 mil itens. Obras de grandes artistas, como Di Cavalcanti e Volpi, estão no Museu Mineiro, que também promove eventos todos os finais de semana.

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes
Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 19h

Foto: Secult

6 – BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS FGERAIS
Se o que você busca é silêncio, nada como uma biblioteca para realizar seus desejos. O prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurado em 1961, projetado por ninguém mais, ninguém menos, que Oscar Niemeyer. O acervo tem mais de 570 mil exemplares, incluindo obras raras de autores do Brasil e de outros países. Também há um enorme catálogo digital com jornais, revistas, audiolivros e livros em Braille. A biblioteca conta com um teatro para 220 pessoas, galeria de arte e espaço para cursos.

Endereço: Praça da Liberdade, 21 – Savassi
Funcionamento: segunda a sexta (8h às 18h) e sábado (8h às 12h)

Foto: Tripadvisor

7 – CEMITÉRIO DO BONFIM
Pode parecer estranho, mas muita gente faz passeios por cemitérios. Afinal, poucos lugares vão ser mais tranquilos e silenciosos do que esses. O Cemitério do Bonfim é a necrópole mais antiga da cidade, inaugurada em 1897. Com 54 quadras, duas alamedas e inúmeras ruas secundárias, é grande o suficiente para que seja possível fazer longas caminhadas pela área. Os túmulos, mausoléus e esculturas do século passado – algumas feitas no Brasil e outras na Itália – também servem como fonte de pesquisa para muitos estudiosos e como objeto de fascinação pelos visitantes. É interessante apreciar todos os elementos do cemitério, desde as referências do Art Deco até às decorações mais singelas, feitas pelos entes queridos dos falecidos. Muitas pessoas compram coroas de flores em Belo Horizonte e aproveitam o passeio para homenagear algum familiar.

Endereço: Rua Bonfim, 1120 – Bonfim
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página