Conecte-se conosco

Minas Gerais

Belo Horizonte se destaca como a cidade mais feminina de Minas Gerais, revela IBGE

Publicado

em

“Deus é mãe” em fachada de prédio na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH (foto ilustrativa) — Foto: Reprodução/TV Globo

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, ganhou destaque recentemente ao ser classificada como a cidade mais feminina do estado, de acordo com dados do Censo Demográfico do IBGE de 2022. Esses números revelam que, na capital mineira, há cerca de 86 homens para cada 100 mulheres, o que representa o menor índice entre as cidades mineiras e um dos mais baixos do país.

Comparando com a média nacional e estadual, a proporção de Belo Horizonte é notavelmente menor, com 86,8 homens para cada 100 mulheres, enquanto a média nacional é de 94,2 e a média estadual é de 95,2. Essa diferença entre os gêneros tem diminuído ao longo dos anos, já que no Censo anterior, em 2010, a proporção era de 88,2 homens para cada 100 mulheres na capital mineira.

A nível nacional, Belo Horizonte se destaca como a oitava capital mais feminina do Brasil, com um índice de 86,8 homens para cada 100 mulheres. À frente da capital mineira, encontram-se Salvador, Aracaju, Recife, Porto Alegre, Vitória, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Além de Belo Horizonte, outras cidades de Minas Gerais também apresentam índices de feminilidade notáveis, como Juiz de Fora, Além Paraíba, Governador Valadares e São Sebastião do Rio Preto, embora todos esses municípios ainda tenham uma proporção de homens para mulheres inferior à média estadual.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página