Notícias
Após três anos, OMS declara fim da pandemia da Covid-19
A Covid-19 registrou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes, segundo a OMS – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia o fim da emergência de saúde pública global da Covid-19 nesta sexta-feira (05/05).
A pandemia, que atingiu níveis alarmantes em janeiro de 2020, teve impacto global, levando a longas medidas de quarentena, aumento da pobreza e da corrida pela vacina. Desde então, a Covid-19 registrou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes, segundo a OMS.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirma que o acesso desigual aos testes e ao sistema de saúde pode ter subnotificado esses números, com estimativas de pelo menos 20 milhões de mortes.
O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia, com mais de 37,4 milhões de infecções e 701,4 mil mortes registradas pelo Ministério da Saúde até 26 de abril.
O avanço da vacinação permitiu a tendência de queda nos casos e mortes, diminuindo a pressão sobre os sistemas de saúde. Embora o status de emergência global tenha sido revogado, a Covid-19 ainda é considerada uma “ameaça à saúde global”, com uma vítima a cada três minutos na semana passada.
O diretor da OMS pede que os países não baixem a guarda e façam a transição do modo de emergência para o gerenciamento da Covid-19, juntamente com outras doenças infecciosas.
Pela primeira vez, aconselhado por cientistas, Tedros acionou uma disposição do Regulamento Sanitário Internacional para estabelecer um Comitê de Revisão que desenvolverá recomendações permanentes de longo prazo para os países sobre como gerenciar a doença.
A imunização é apontada como a principal estratégia de prevenção, especialmente para grupos vulneráveis. O diretor da OMS afirma que, caso a doença volte a representar um perigo global, ele não hesitará em convocar outro Comitê de Emergência.
-
Fé4 semanas atrás
Cantor gospel Wanderson Motta, da dupla com Thallya, morre após sofrer infarto
-
Minas Gerais4 semanas atrás
VÍDEO: Nikolas Ferreira se casa com a modelo Lívia Orletti no ES
-
Empregos6 dias atrás
Encceja 2023: Inscrições abertas a partir desta segunda-feira (22/05)
-
Fé3 semanas atrás
Qual era a religião da cantora Rita Lee?
-
Brasil2 semanas atrás
Ex-jogadora da seleção de vôlei, Paula Borgo, perde a batalha contra o câncer aos 29 anos
-
Gospel4 semanas atrás
Novos detalhes da morte de Wanderson Motta, da dupla Thallya, são revelados; família pede orações
-
Loterias2 semanas atrás
Resultado do Viva Sorte, domingo, 14/05/23; confira os ganhadores
-
Brasil3 semanas atrás
Polícia investiga sumiço misterioso de menino de 2 anos em SC