Conecte-se conosco

Mundo

Arqueólogos de Israel encontram fragmentos de textos da Bíblia em caverna no deserto da Judeia

Publicado

em

Arqueólogos de Israel encontram fragmentos de textos manuscritos da bíblia – Foto: Shai Halevi/Israel Antiquities Authority

Arqueólogos de Israel encontraram, no deserto da Judéia, dezenas de fragmentos de pergaminhos com textos manuscritos da Bíblia. A informação foi divulgada pelo governo israelense nesta terça-feira (16/03).

Depois de usar drones para mapear centenas de buracos, arqueólogos israelenses escavaram 11 prováveis cavernas. Os pedaços de pergaminho estão escritos em grego e contém versículos dos livros dos profetas Zacarias e Naum. Os arqueólogos têm trabalhado nas cavernas e falésias do Deserto da Judéia desde 2017.

Na chamada “caverna dos horrores”, onde, durante uma revolta contra a antiga Roma e o imperador Adriano, morreram muitas pessoas, encontraram o novo tesouro arqueológico, que contém uma cesta de mais de 10 mil anos, moedas antigas e um esqueleto mumificado de uma criança, datado de 6 mil anos, além dos fragmentos de texto bíblico de 2 mil anos, com trechos do Antigo Testamento.

Publicidade

As autoridades de antiguidades de Israel, disseram que esses são novos pedaços de um quebra-cabeças e que, apesar de pequenos, trazem conhecimentos sobre aqueles tempos que eles não tinham antes.

“O objetivo desta iniciativa nacional é resgatar esses raros e importantes bens patrimoniais das garras dos ladrões”, disse Israel Hasson, que pediu mais recursos para concluir a operação de recuperação.

As buscas por outras partes do manuscrito foram esgotadas. Até que, recentemente, pedaços de pergaminho apareceram em mercados clandestinos, provavelmente encontrados e vendidos por ladrões de antiguidades.

Publicidade

Desde outubro de 2017, as equipes pesquisaram 80 quilômetros de cavernas do deserto, muitas das quais são praticamente inacessíveis, segundo o comunicado à imprensa.

Onze linhas de texto foram reconstruídas, incluindo partes de uma tradução grega de Zacarias 8: 16-17. Em outro fragmento, versos de Naum 1: 5-6 foram identificados.

“Devemos garantir que recuperemos todos os dados que ainda não foram descobertos nas cavernas, antes que os ladrões o façam”, ressaltou Hasson.

Pesquisadores trabalham dentro da Caverna do Horror, no deserto da Judéia – Foto: Eitan Klein/Israel Antiquities Authority

 

PARA VOCÊ: E-BOOK “AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS!” NÃO DÊ OUVIDOS A FÁBULAS, CONHEÇA TODA A VERDADE!

Publicidade

Destaques do Mês