Conecte-se conosco

Brasil

Aviões da FAB chegam a Amazonas com oxigênio para abastecer hospitais

Publicado

em

Dois aviões da FAB carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus, no Amazonas, no início da madrugada desta sexta-feira – Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus no início da madrugada desta sexta-feira (15). Eles foram enviados de Guarulhos (SP) para ajudar na crise de saúde que assola o estado do Amazonas.

Publicidade

Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, havia dito em live com o presidente Jair Bolsonaro, na noite desta quinta-feira (14/01), que iria colocar seis aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar oxigênio para o estado do Amazonas.

É uma operação desencadeada pelo Governo do Amazonas e o Governo Federal diante do momento mais crítico da pandemia do coronavírus no estado.

Publicidade

A operação começou a ser executada após as principais fornecedoras do produto não suportarem a demanda das redes pública e privada do estado, que passou a ser cinco vezes maior nos últimos 15 dias.

Segundo a FAB, as duas aeronaves utilizadas até agora são do tipo C-130 Hércules. O avião que pousou hoje carregou 6 cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300kg de carga.

“A procura por oxigênio na capital subiu seis vezes, então, já estamos aí em 75 mil metros cúbicos de demanda de ar na capital e 15 mil metros cúbicos no interior. Estamos já com a segunda aeronave entrando em circuito hoje, a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos – Manaus e a partir de amanhã entram mais duas e chegaremos a seis aeronaves, totalizando aí algo em torno de 30 mil metros cúbicos por dia, a partir de Guarulhos. Nessa ponte aérea, existem também os deslocamentos terrestres”, afirmou Pazuello nesta quinta.

Publicidade

Para sanar o déficit de 48.300m³ diários, a operação busca o gás em Fortaleza e São Paulo para levar até Manaus em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

O Governo Federal anunciou que levará pacientes para outros Estados. A estimativa é de que sejam realizadas 750 transferências.

 

 

Destaques do Mês