Conecte-se conosco

Minas Gerais

Eclipse solar leva pessoas a buscarem atendimento médico em BH por lesões nos olhos

Publicado

em

Foto: Rodney Costa/ Zimelpress/Folhapress

Pelo menos oito pessoas em Belo Horizonte procuraram atendimento médico após observarem o eclipse solar no último sábado (14 de outubro) sem a devida proteção. Sete pacientes foram atendidos na Santa Casa, enquanto um buscou o Instituto dos Olhos, apresentando lesões causadas pelos raios solares.

Segundo informações da Santa Casa, os pacientes, com idades entre 10 e 20 anos, relataram desconforto e manchas na visão. Em alguns casos mais graves, a mancha é mais escura, levando a preocupações sobre possíveis sequelas.

O primeiro paciente buscou atendimento no dia seguinte ao fenômeno, no domingo (15 de outubro), e os demais foram tratados ao longo da semana. O coordenador médico do setor oftalmológico da Santa Casa BH, Luis Felipe Carneiro, explicou que essas lesões ocorrem quando as pessoas focam a luz solar diretamente, causando aquecimento e queimaduras nos olhos.

Em Natal, uma jovem de 22 anos também desenvolveu uma lesão no olho chamada retinopatia solar após observar o eclipse solar. Ela procurou uma oftalmologista relatando manchas na visão após olhar diretamente para o sol, o que foi confirmado pelo Hospital dos Olhos de Parnamirim.

O eclipse solar do sábado foi um espetáculo para muitas pessoas nas Américas, e algumas cidades do Brasil conseguiram observar o fenômeno de forma parcial ou completa. No entanto, especialistas haviam alertado sobre a necessidade de usar proteção adequada, como o filtro de solda número 14, ao assistir ao eclipse solar. Essa foi a primeira vez em quase 30 anos que um eclipse solar anular pôde ser contemplado a partir do Brasil, sendo o último em 1994.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página