Conecte-se conosco

Artigos

Revelação da Profecia: O papel do Profeta Natã no Reino de Davi

Publicado

em

Natã, o Voz de Deus ao Rei: Impacto e Influência no Reinado de Davi – Foto: Record TV

O profeta Natã ou Natan é um personagem importante nas Escrituras Hebraicas, principalmente nos livros de Samuel, Reis e Crônicas. Ele teve um papel crucial durante o reinado do Rei Davi.

Em 2º Samuel 7, Natan trouxe uma importante profecia a Davi. Deus falou por meio de Natã, afirmando que ele não permitiria que Davi construísse uma casa (ou seja, um templo) para ele. No entanto, Deus prometeu que estabeleceria uma casa (ou seja, uma linhagem) para Davi. Esta é uma das profecias mais importantes do Antigo Testamento, já que indica a linhagem davídica da qual, de acordo com a tradição cristã, Jesus Cristo descenderia.

Além disso, em 2º Samuel 12, após Davi cometer adultério com Bate-Seba e orquestrar a morte de seu marido, Urias, Natã novamente trouxe uma mensagem de Deus para Davi.

Nesta profecia, Natã repreendeu Davi por suas ações e profetizou que a espada nunca se afastaria de sua casa. Como resultado dessa profecia, Davi experimentou uma série de tragédias pessoais, incluindo a morte de seu filho com Bate-Seba e a rebelião de seu filho Absalão.

Confira abaixo a profecia de Natã, conforme a Bíblia em 2º Samuel 12:

12 O Senhor Deus mandou que o profeta Natã fosse falar com Davi. Natã foi e disse:

— Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico, e o outro era pobre. 2 O rico possuía muito gado e ovelhas, 3 enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha, que ele havia comprado. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, deixava que ela bebesse no seu próprio copo, e ela dormia no seu colo. A ovelha era como uma filha para ele. 4 Certo dia um visitante chegou à casa do homem rico. Este não quis matar um dos seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante; em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou com ela uma refeição para o seu hóspede.

5 Então Davi ficou furioso com aquele homem e disse:
— Eu juro pelo Senhor, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto! 6 Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel!
7 Então Natã disse a Davi:

— Esse homem é você. E é isto o que diz o Senhor, o Deus de Israel: “Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul. 8 Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais. 9 Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias, o heteu, fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele! 10 Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta. 11 E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia. 12 Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.”

13 Então Davi disse:
— Eu pequei contra Deus, o Senhor.
Natã respondeu:
— O Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá. 14 Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo Senhor, o seu filho morrerá.
15 Aí Natã foi para casa.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página