Conecte-se conosco

Brasil

Tudo em Dia Caixa: Dívidas no FIES podem participar da campanha?

Estudantes com dívidas no FIES não podem participar da nova campanha de negociação da Caixa “Tudo em Dia Caixa”, de acordo com informações fornecidas pela instituição financeira

Publicado

em

Estudantes com dívidas no FIES ficam de fora da campanha de negociação da Caixa – Foto: Getty Images

A Caixa Econômica Federal lançou nesta semana a campanha “Tudo em Dia Caixa” para auxiliar pessoas físicas e jurídicas a regularizarem suas dívidas com descontos atrativos. No entanto, os estudantes que possuem dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) não poderão aproveitar os benefícios oferecidos nessa iniciativa.

Ao acessar os canais digitais disponibilizados pela Caixa para negociar as dívidas, como o site da campanha, o WhatsApp ou o telefone de atendimento, não há a opção de incluir o FIES na negociação. A instituição financeira confirmou que o programa de financiamento estudantil não faz parte da nova campanha, o que tem gerado dúvidas e questionamentos entre os estudantes que buscam regularizar suas pendências.

Existem duas formas principais de renegociar dívidas do FIES: por meio das agências da Caixa, onde foi feito o contrato, ou pelo site específico do FIES. No entanto, é importante ressaltar que a negociação de dívidas do FIES encerrou no final de 2022, de acordo com as informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal.

No período anteriormente estabelecido, era possível realizar a renegociação da dívida diretamente com a Caixa ou com o Banco do Brasil, agentes financeiros responsáveis pelo programa. O processo de renegociação previa descontos de até 99% do valor total da dívida, oferecendo oportunidades vantajosas para os estudantes inadimplentes. Entretanto, desde o encerramento do prazo em dezembro de 2022, não está mais disponível a possibilidade de renegociar as dívidas do FIES.

Apesar disso, é importante mencionar que um projeto de lei está em análise na Câmara dos Deputados com o objetivo de ampliar o prazo para a renegociação do FIES até o final de 2023. No entanto, não há uma previsão concreta sobre quando essa lei será aprovada ou se ela será aprovada de fato. A proposta (Lei 3016/22) tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portanto, para os estudantes que possuem dívidas no FIES e desejam regularizar sua situação financeira, é fundamental acompanhar atentamente as informações oficiais divulgadas pelo programa e pelos agentes financeiros. Caso a lei que amplia o prazo de renegociação seja aprovada, novas oportunidades poderão surgir, mas, no momento, não é possível incluir o FIES na campanha de negociação da Caixa “Tudo em Dia Caixa”.

É importante ressaltar que cada situação é única, e os estudantes que possuem dívidas no FIES devem buscar informações atualizadas diretamente com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, a fim de verificar as melhores opções disponíveis para quitar o financiamento estudantil e regularizar sua situação junto ao programa.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página