Conecte-se conosco

Minas Gerais

Morre rinoceronte Luna, de 53 anos, do zoológico de BH

Publicado

em

O Zoológico de Belo Horizonte está de luto pela perda de Luna, a rinoceronte-branco que se tornou o animal mais velho do zoológico. Luna morreu nesta sexta-feira (13/10), aos 53 anos, superando a expectativa de vida da espécie, que é de 50 anos.

Luna nasceu na Alemanha em 1970 e foi trazida para o Brasil aos dois anos de idade. Durante sua longa vida, ela recebeu cuidados dedicados na Região da Pampulha, onde se tornou uma atração querida pelos visitantes do zoológico. Em 2021, em seu aniversário, Luna foi presenteada com uma relaxante escovação de seus pelos, demonstrando o carinho com o qual era tratada.

A rinoceronte-branco, como todas as espécies de rinocerontes, enfrenta uma ameaça constante de extinção. Um dos principais motivos dessa ameaça é a crença equivocada de que o “chifre” presente na testa desses animais é um afrodisíaco ou um redutor de febre, o que levou à caça ilegal e à redução das populações.

Com um peso que pode chegar a até 3,6 toneladas, o rinoceronte-branco é um herbívoro de lábios quadrados que tende a viver de forma mais solitária, encontrando outros de sua espécie apenas para a reprodução. Até 2018, Luna teve a companhia de Doran, um macho que faleceu aos 27 anos de idade. Ao longo de sua vida, Luna teve dois parceiros, mas infelizmente não teve filhotes.

A rinoceronte alemã enfrentou desafios de saúde típicos da idade avançada, incluindo conjuntivite crônica. As causas exatas de sua morte serão determinadas por meio de exames de necropsia, que ajudarão a entender melhor os fatores que contribuíram para o seu falecimento.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página