Conecte-se conosco

Brasil

VÍDEO: Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta frequentadores de praia de SC

Publicado

em

Tsunami meteorológico surpreende em praia de Santa Catarina – Foto: Reprodução

Um tsunami meteorológico surpreendeu a Praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina, no último sábado (11/11), arrastando carros e gerando pânico entre os frequentadores. Confirmado pela Defesa Civil, o fenômeno é considerado raro e de difícil previsão.

O pescador Marcio Goulart Nascimento, testemunha do evento, descreveu a súbita elevação da maré por volta das 16h: “A maré subiu de repente e ficou muito alta, o tempo estava bom”. Segundo a Defesa Civil, o tsunami meteorológico geralmente está associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade.

“As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia”, explicou o órgão em nota.

Diferente dos tsunamis causados por terremotos, esse fenômeno é provocado por fatores meteorológicos, com menor poder destrutivo. A praia estava cheia de turistas, e, segundo Nascimento, cerca de 10 carros foram danificados. Pescadores correram para ajudar banhistas quando a maré baixou.

Apesar de ser raro, o tsunami meteorológico pode ocorrer em qualquer região litorânea. O episódio em Laguna destaca a importância da compreensão desse fenômeno e da preparação para lidar com situações similares.

 

Destaques do Mês