Conecte-se conosco

Política

Morre aos 71 anos, Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia

Publicado

em

Maguito Vilela

Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre por complicações de Covid-19 – Foto Reprodução

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), morreu aos 71 anos, nesta quarta-feira (13/01). A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima.

Maguito estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo/SP, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado.

Ele estava licenciado desde a posse, no dia 1º de janeiro, e quem está no comando da capital goiana é o vice-prefeito eleito, Rogério Cruz (Republicanos).

A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital goiana informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, ocorrido nesta madrugada de 13 de janeiro. Internado desde o dia 22 de outubro para tratar da Covid-19, Maguito lutava contra uma infecção pulmonar diagnosticada na semana passada. A família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal. Assim que tivermos mais informações repassaremos”, disse a nota.

O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, Maguito faleceu às 4h10 desta quarta-feira.

Maguito Vilela

Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre por complicações de Covid-19 – Foto Reprodução.

Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em agosto de 2020 em intervalo de menos de dez dias. No dia 19, morreu Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, que tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu.

Maguito cumpriu sua agenda de campanha no 1º turno da eleição em Goiânia até que, testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro de 2020. Depois de internado na UTI de um hospital da cidade no dia 26 daquele mês, foi transferido às pressas para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi intubado duas vezes. O político recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. 

No dia 17 de novembro, o então candidato foi submetido a uma traqueostomia, devido ao longo período de intubação. Mesmo internado, Maguito foi eleito no segundo turno em Goiânia, disputado em 29 de novembro, com 277.497 dos votos (52,60% dos votos válidos), contra 250.036 de seu rival, Vanderlan Cardoso (47,40%). Ele apresentava melhora contínua até ter uma nova complicação, com um sangramento pulmonar no dia 11 de dezembro de 2020.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página